(1948) SHOSTAKOVICH Concerto para violino n. 1

Compositor: Dmitri Shostakovich
Número de catálogo: Opus 99, depois remanejado para o Opus 77
Data da composição: 1947/1948
Estréia: 29 de outubro de 1955 - Leningrado (hoje São Petersburgo) - David Oistrakh no violino, Filarmônica de Leningrado, regência de Yevgeny Mravinsky

Escrito para o famoso violinista David Oistrakh. Durante o tempo de composição, Shostakovich foi surpreendido com uma proibição oficial de sua música — ele, Prokofiev, Kachaturian e outros tiveram suas obras proibidas por 10 anos — por suas composições "estranhas ao povo". Daí a obra esperar até 1955 para ser estreada, após uma revisão da norma.

Era intenção do compositor homenagear a tradição judaica, que tem no violino um instrumento-símbolo, e lembrar o drama recente da Segunda Guerra; Shostakovich fascinava-se com a sublimação da dor em música alegre no folclore judaico e tinha inspiração em seu discípulo Weniamin Fleischmann, que morreu nas brigadas sem instrução militar que defenderam Leningrado do exército alemão. Mas a União Soviética de 1948, logo após apoiar a criação do Estado de Israel, atacava o Sionismo como "forças a serviço do Imperialismo americano"; nesse clima, a obra não poderia mesmo vir à tona.

A estrutura, em 4 movimentos, lembra a da Suite Barroca: Noturno - Scherzo - Passacaglia - Burlesque. A partitura explora todas as possibilidades do violino. O Noturno inicial é sombrio a princípio e depois mune-se de certo lirismo, contendo a homenagem ao judeu; o Scherzo é jocoso mas traz algo de perverso; a Passacaglia é imponente e a Burlesca-final bastante festiva.

© RAFAEL FONSECA