John Neschling

John Neschling

Rio de Janeiro, 13 de maio de 1947

O maestro Neschling é o melhor e mais importante regente brasileiro de nossos dias.

Estudou com Hans Swarowski em Viena e com Leonard Bernstein em Tanglewood (Estados Unidos). Venceu concursos de regência importantes como o de Florença em 1969, o da Sinfônica de Londres em 1972 e o do Teatro Scala de Milão em 1976.
 
Foi diretor artístico de muitas instituições importantes, dentre elas os Teatros Municipais do Rio e de São Paulo, o Teatro São Carlos de Lisboa, de Sankt Gallen (Suíça), o Massimo de Palermo e a Ópera de Bordeaux. Na casa de óperas mais importante do mundo, a de Staatsoper de Viena, foi regente residente.

Como compositor, escreveu as trilhas-sonoras de vários filmes (dentre eles "Pixote", "O Beijo da Mulher Aranha", "Lucio Flavio" e "Desmundo"), e novelas e séries de tevê (destaque para "Os Maias" da tevê Globo).

Seu papel de maior destaque foi como o de reformulador da OSESP, a partir de 1997, colocando a orquestra paulista no cenário internacional, conquistando prêmios por suas gravações. Após 12 anos de um trabalho excepcional, diferenças políticas com o então governador José Serra inviabilizaram sua presença no pódio da orquestra que refundou.

No início de 2013 foi nomeado diretor artístico do Teatro Municipal de São Paulo, onde o público paulista espera avidamente por ventos renovadores como aqueles que ele conseguiu na OSESP. Desde o primeiro concerto sinfônico da orquestra do teatro se pôde perceber que o conjunto está a caminho da grandeza.

© RAFAEL FONSECA