Valsa

Dança de origem germânica oriunda da dança típica "Allemanda" e também do "Ländler" (passo com este nome devido à região de origem, a da Alta Áustria, também conhecida como "Landl ob der Enns, a terra acima do Rio Enns). 

Primeiramente se usava o verbo "valsar" (caminhar ao redor, rodopiar) para descrever a graça de movimentar-se nessas danças (como aparece no texto do "Werther" de Goethe em 1774). Somente por volta de 1790 é que o termo passou a designar um tipo de dança e Beethoven já escrevia algumas em 1819. A popularidade veio mesmo com as Valsas orquestrais mais sofisticadas de Joseph Lanner e Johann Strauss I a partir de 1826, até chegar ao ápice nas obras de Johann Strauss II. 

Com o tempo, a Valsa vira inspiração e citação: Chopin faria referência em suas peças para piano de mesmo nome, de 1824 a 1849, mas de caráter mais introspectivo, totalmente afastado da música dançante. Berlioz e Tchaikowsky fizeram uso do gênero como movimento em Sinfonias. Ravel faria sua "La Valse" (1920) como retrato de uma época cujo espírito havia sido derrotado com a I Guerra.

© RAFAEL FONSECA

(1866) STRAUSS II Valsa "Danúbio Azul"
(1888) TCHAIKOWSKY Sinfonia n. 5 - terceiro movimento
(1920) RAVEL "La Valse"