(1948) GINASTERA Quarteto n. 1

Compositor: Alberto Ginastera
Número de catálogo: Opus 20
Data da composição: 1948
Estréia: ?

Ginastera esperou entrar na casa dos trinta e estar estabelecido como compositor para escrever seu primeiro Quarteto de cordas. Ele ainda escrevia num estilo fortemente marcado pela música argentina mas logo depois iria adotar um estilo mais "internacional". A estrutura é tradicional, em 4 movimentos: 

I. Allegro violento ed agitato (Rápido violento e agitado) — O primeiro movimento começa com uma introdução violenta e depois uma veemente melodia, quase selvagem, marcada com muito vigor. Logo a música se torna dançante, mas guarda um espírito áspero, agitado. 
  
II. Vivacissimo (Muito rápido e animado) — O segundo movimento é um Scherzo meio fantasmagórico, com efeitos espectrais e atmosfera nervosa.
   
III. Calmo e poetico (Calmo e poético) — O terceiro movimento tem um caráter noturno, deixa de lado o clima agressivo, com uma melodia lírica no primeiro violino. A partir daqui, se percebe melhor as origens porteñas da obra, com acompanhamentos soando como bandoneón e pizzicatos lembrando a guitarra espanhola.
   
IV. Allegramente rustico (Animadamente simples) — O final é um Rondò com música folclórica dos pampas argentinos. 

© RAFAEL FONSECA