Mozarteum

Mozarteum Salzburg
Universität Mozarteum Salzburg
Großen Saals der Stiftung Mozarteum [Salão da Fundação Mozarteum]

800 lugares

Inauguração: 14 de setembro de 1914
Local: Schwarzstraße 26, Salzburgo, Áustria
Projeto: Richard Berndl

As origens do Mozarteum estão na iniciativa da viúva de Mozart, Contanze, que criou a Orquestra "da Associação de Música da Catedral e do Mozarteum" em 1841. Em 1856, ano do centenário de Mozart, a Associação Mozarteum foi criada para abrigar uma Escola de Música, Biblioteca, arquivos e uma sala de concertos, para a qual começou-se a procurar um edifício em condições de ser convertido. O casarão em estilo de vila italiana que pertencia ao Ministro do Interior austríaco Josef von Lasser foi escolhido, mas as obras de adaptação só começaram em 1910, ficando pronta em 1914. O estilo é eclético, misturando Art-Noveau e Barroco historicista. 

Em 1917 o Mozarteum ganha status de Fundação Internacional e em 1922 sua Escola de Música vira Universidade, e os setores relativos ao ensino musical estabelecem-se do outro lado do rio, na Mirabellplatz, ficando no antigo Mozarteum as estruturas da orquestra e suas duas salas de concerto (há uma sala menor, o "Salão Viena" para 200 pessoas).

O órgão da sala foi instalado em 1914 por Otto Rieger, mas 56 anos depois precisou ser substituído e em 1970 a sala recebeu novo órgão da firma Walcker Orgelbau; este órgão foi desmontado em 2008. Em 2010, a firma Hermann Eule Orgelbau instalou o órgão definitivo, e a fachada neo-barroca do instrumento de 1914 foi reconstruída.

© RAFAEL FONSECA