Orquestra do Festival de Lucerna

Lucerne Festival Orchestra
Swiss Festival Orchestra

Fundação: 25 de agosto de 1938 — dissolvida em 22 de agosto de 1992
Sede: Lucerna, Suíça

Fundada pelo maestro Arturo Toscanini junto com a inauguração do Festival em Lucerna, em 1938 em alternativa ao Festival de Salzburg, que nas mãos do Nazismo não admitia mais a presença de vários artistas. Em suas primeiras edições, o conjunto de excelência criado por Toscanini — com os membros do Busch Quartett, e músicos solistas como a violinista Stefi Geyer e o violoncelista August Wenzinger — tocou o primeiro concerto nos jardins da Casa de Wagner, em Tribschen (Lucerna).

Em 1943 o time de excelência é outra vez reunido sob o nome de Orquestra do Festival da Suíça, agora congregando os melhores musicistas suíços da época. Carl Schuricht regeu o concerto de abertura do Festival na Igreja Jesuíta de Lucerna. Paralelo aos concertos, iniciou-se a tradição das aulas de regência, com professores como Rafael Kubelík, Herbert von Karajan, Ernest Ansermet, Arthur Honegger e Paul Hindemith.

Nos anos 1940 e 1950 foram realizados grandes concertos (muitos sobrevivem em gravações) no Festival com esta orquestra, com Herbert von Karajan, Bruno Walter, Wilhelm Furtwängler e Ferenc Fricsay. A orquestra do festival foi perdendo importância a partir dos anos 1960, com a entrada de outros conjuntos sinfônicos na programação do festival, como a Filarmônica de Berlim e a Filarmônica de Viena.

A 22 de agosto de 1992, o maestro espanhol Rafael Frübeck de Burgos rege o último concerto da orquestra, que foi dissolvida.

Em 2003, Claudio Abbado constituiu uma nova Orquestra do Festival de Lucerna, nos moldes idealizados por Toscanini em 1938.

© RAFAEL FONSECA