Stiftskirche Sankt Peter

Stift Sankt Peter
Klosterkirche des Stiftes Sankt Peter [Abadia da Diocese de São Pedro]
Archiabbatia Sancti Petri Salisburgensis (nome oficial em Latim)

250 lugares (aproximadamente)

Inauguração: por volta de 1147
Local: Sankt-Peter-Bezirk 4, Salzburgo, Áustria

A Abadia do Mosteiro Beneditino de São Pedro em Salzburg é um dos locais mais antigos da cidade, fundada por São Ruperto em 696. O atual edifício remonta ao período Românico, terminado de construir em 1147. Adições posteriores lhe deram o aspecto atual, como o órgão instalado em 1444 e a cúpula em forma de cebola, que é de 1756. Seu interior permanece no estilo Rococó com a decoração elaborada por Philipp Hinterseer em 1768. O órgão foi re-estruturado em 1772 por Lorenz Härmbler.

Ali trabalhou como Mestre de Capela o compositor Michael Haydn, irmão do grande Haydn. Suas obras influenciaram Mozart e há, por conta da biblioteca dessa Igreja, um caso curioso: hoje não existe uma Sinfonia n. 37 de Mozart simplesmente porque por muitos anos confundiu-se uma obra de Michael Haydn como sendo de Mozart; trata-se da Sinfonia n. 25 de M. Haydn que Mozart havia feito cópia da partitura na biblioteca e a caligrafia de um na obra do outro causou a confusão.

Tanto Michael Haydn como a irmã de Mozart, Nannerl, estão sepultados em seu interior. À parte as inúmeras obras de Michael Haydn e Leopold Mozart que foram ali tocadas em serviços religiosos, o evento musical mais importante do local foi a primeira audição da Missa Grande (n. 18) de Mozart em 1783. Devido a este fato, desde 1927 o Festival de Salzburg criou a tradição de apresentar tal Missa anualmente na programação.

© RAFAEL FONSECA