(1810) BEETHOVEN Abertura "Egmont"

Schauspielmusik zu Goethes Trauerspiel Egmont — Ouvertüre
(Música de cena para a Tragédia "Egmont" de Goethe — Abertura)

Compositor: Ludwig van Beethoven
Número de catálogo: Opus 84
Data da composição: 1809 e 1810
Estréia: 15 de junho de 1810 — Burgtheater, Viena

Duração: 8 a 10 minutos
Efetivo: 2 flautas (uma delas alternando com piccolo), 2 oboés, 2 clarinetas, 2 fagotes, 4 trompas, 2 trompetes, tímpano, cordas (primeiros e segundos violinos, violas, violoncelos, contra-baixos)

Esta Abertura é muito freqüente nas salas de concerto, e pouco se toca a música completa, 10 trechos sinfônicos com a participação de uma soprano-solista que serviram de música de cena (o que hoje chamamos trilha-sonora) para a montagem da tragédia teatral "Egmont" de Goethe em Viena.

Assim como numa ópera, a Abertura aqui faz as vezes de introdução à ação e condensa o drama do Conde Egmont, que no século XVI insurgiu-se contra o despótico Duque de Alba, invasor espanhol de sua Holanda natal. Coincidentemente, vale notar, Beethoven era de origem holandesa e um tema político, daquele que luta contra o autoritarismo e a opressão, lhe era caro.

Sostenuto, ma non troppo – Allegro – Allegro con brio
(Sustentando as notas ao limite, mas não tanto — Rápido — Rápido com brio)
A Abertura inicia-se em Sostenuto, lentamente, num clima de apreensão que simboliza o opressor espanhol, Duque de Alba. Aos poucos a música vai iluminando-se com a interferência do tema de Egmont, que de súbito se anima (Allegro) e vai tomando conta da atmosfera musical. Não se pode deixar de associar as sonoridades às batalhas e lutas. Perto do final da Abertura, o ritmo se acelera com o tema da Siegessymphonie (Sinfonia da vitória), triunfante final que marca a liberdade de Egmont e seu povo.

© RAFAEL FONSECA