Daniel Harding

Daniel Harding

Oxford, 31 de agosto de 1975

Harding é um dos maiores fenômenos da regência de nossos dias. Estudou trompete e era músico da Orquestra Jovem Nacional da Grã-Bretanha com 13 anos de idade. Com 17, reuniu uns colegas e gravou uma fita com a desafiadora peça de Schoenberg, Pierrot Lunaire. Ao ouvir o resultado gravado, Simon Rattle convidou todos aqueles músicos para integrarem a Orquestra de Birmingham e nomeou Harding seu assistente na temporada 1993-1994.

Em 1995 inscreveu-se na Universidade de Harvard, mas teve de interromper o curso para atender ao convite de Claudio Abbado para ser o regente assistente na Filarmônica de Berlim, orquestra que regeu pela primeira vez com 21 anos em 1996.

Seu primeiro posto titular foi na Sinfônica de Trondheim (Noruega), de 1997 a 2000. De 1999 a 2003 foi diretor musical da Orquestra Filarmônica de Câmara de Bremen. Desde 2003 ele é o diretor artístico da Orquestra de Câmara "Mahler", e em 2008 os músicos o elegeram regente laureado.

Acumula ainda o cargo de principal regente convidado da Sinfônica de Londres e como regente principal da Orquestra da Rádio da Suécia. Harding é um regente de sonoridade refinada, fraseado elegante, contido nos excessos. Sua paixão pela obra de Robert Schumann e sua inovadora concepção da música desse compositor vem criando um novo paradigma de interpretação e execução, jogando uma nova luz sobre essas peças sinfônicas.

© RAFAEL FONSECA