Angela Gheorghiu

Angela Burlacu
Angela Gheorghiu

Adjud, Romênia, 7 de setembro de 1965

Registro vocal: soprano lírico-dramático

Angela nasceu em um pequeno vilarejo da Romênia e seu pai, maquinista de trem, cultivava na família o gosto pela música clássica. Foi assistindo na tevê os programas "Concertos para juventude" de Leonard Bernstein que ela despertou sua vontade de fazer música. Ainda criança, ela e a irmã faziam sucesso na vila, fazendo apresentações para os vizinhos e amigos.

Com 14 anos ela muda-se para Bucareste para estudar música no Liceu local, mas as classes de canto lírico só aceitavam alunos a partir dos 16 anos. Impressionada com seu talento, a professora Mia Barbu responsabiliza-se por seu treinamento. Casou-se em 1988 com o engenheiro Andrei Gheorghiu, sobrinho de um célebre violinista romeno, e adotou esse sobrenome em seu nome artístico. Sua graduação foi em 1990, um ano depois da queda do regime sangüinário de Nicolae Ceaușescu, o que permitiu que ela buscasse uma oportunidade no exterior.

Sua estréia internacional foi no Convent Garden (Londres), como Zerlina no "Don Giovanni" de Mozart, em 1992. O sucesso de sua aparição lhe rendeu em seguida o convite para o papel principal em "La Bohème" de Puccini, e logo estava cantando no Metropolitan de Nova York e na Ópera de Viena. Foi cantando na capital austríaca que ela conheceu o tenor Roberto Alagna e ambos se apaixonam; como estavam casados, mantiveram o romance em segredo.

Em 1994, nos testes para o papel de Violeta numa produção da "Traviata" de Verdi que seria filmada e gravada, o maestro Georg Solti emocionou-se profundamente, declarando depois: — "Eu me vi em lágrimas, e tive que sair da sala. Essa moça é fantástica, ela pode fazer qualquer coisa!". A produção foi um retumbante sucesso e catapultou o nome de Angela definitivamente ao estrelato operístico.

Em 1996, finalmente Gheorghiu e Alagna se casam. Viram os queridinhos do público e o pesadelo dos diretores. Angela detesta modernidades no palco e coloca-se frontalmente contra produções que tragam figurinos ou ambientações muito inovadoras. Já abandonou produções por não concordar com a concepção da montagem, recusa-se a vestir determinados adereços, quer mudar figurinos, mas de fato é que Mme. Gheorghiu é bastante cuidadosa com sua carreira, o que se percebe pela escolha dos papéis que canta. Ela é, com todas as idiossincrasias, uma diva à moda antiga.

Divorciou-se de Alagna em 2009, mas em 2011 eram vistos aos arrulhos em Londres; em 2012 cantaram juntos em Buenos Aires.

Dona de uma voz belíssima, ela interpreta viceralmente seus papéis e costuma conferir intensa profundidade a personagens dramáticos, seus favoritos. O vedetismo arranhou vez por outra sua imagem, mas ela se impõe como uma grande artista, de técnica perfeita, dominando facilmente estilos variados.

© RAFAEL FONSECA