Concertgebouw

Concert-gebouw (literalmente, Sala de Concertos; até 1988)
Koninklijk Concertgebouw (Real Sala de Concertos)

1.974 lugares na Grote Zaal (Grande Sala)

Inauguração: 11 de abril de 1888
Local: Concertgebouwplein 10, Amsterdam, Holanda
Projeto: Adolf Leonard van Gendt

Devido à falta de um lugar decente para concertos em Amsterdam, uma comissão foi criada em 1881 para a escolha do local e projeto de construção de uma sala de concertos. Estava laçada a idéia que daria origem à famosa Concert-Gebouw. Uma área longínqua da cidade, num campo onde nada havia, atrás do Museu do Reino (Rijksmuseum), foi escolhida. Naquele terreno arenoso e alagadiço seriam fixadas 2.186 pilastras de madeira de cerca de 13 metros cada, sobre a qual foi construído o prédio neo-Clássico desenhado pelo arquiteto 'Dorf' van Gendt.

A construção, que começou em 1883, ficou pronta em 1886, mas pelas dificuldades de acesso — foi preciso fechar um canal que ladeava o edifício e construir uma estrada — a inauguração só viria a acontecer em 11 de abril de 1888 com uma orquestra contratada de 120 membros um coral de 500 vozes cantando Wagner, Händel, Bach e Beethoven. Somente meses depois é que foi formada a orquestra-residente, a famosa Concertgebouworkest.

O poderoso órgão é de 1890, construído por Michael Maarschalkerweerd. 

Por um conjunto de fatores que se devem creditar ao acaso, a acústica da Concertgebouw é a melhor do mundo para concertos orquestrais. Isso porque a ciência da tecnologia acústica era algo inexistente na época da sua construção. Muito se arriscava, no que tange ao formato e às dimensões das salas, e muito era ditado pela experiência intuitiva, com os construtores tentando repetir o que já havia dado certo e evitando os fracassos. Parte dessa vantagem talvez se deva à arquibancada do coro (que em concertos não-corais serve de platéia), cujo volume envolve o lugar da orquestra, que se senta também em arquibancada, disposta em torno do pódio. O fato é que em nenhuma outra sala se pode ouvir a sonoridade da orquestra de maneira tão clara e completa. Ouvir um concerto na Concertgebouw é uma experiência inultrapassável.

© RAFAEL FONSECA