(1878/1887) DVOŘÁK Danças Eslavas

Slawische Tänze (Na primeira edição)
Slovanské tance (Título original, em tcheco)

Compositor: Antonín Dvořák
Número de catálogo: Opus 46; Opus 72
Data da composição: de abril a 22 de agosto de 1878 (Opus 46); 
Data da composição: de novembro a 5 de janeiro de 1887 (Opus 72)
Estréia: Opus 46, 4 de dezembro (ns. 1 a 4) e 18 de dezembro (ns. 5 a 8) de 1878 — em Dresden
Estréia: Opus 72, 6 de janeiro de 1887 — em Praga, regência do autor

Duração: cerca de 4 minutos, cada Dança (pouco mais de 1 hora, no total)
Efetivo: 1 flauta-piccolo, 2 flautas, 2 oboés, 2 clarinetas, 2 fagotes, 4 trompas, 2 trompetes, 3 trombones, tímpanos, triângulo, pratos, bumbo e as cordas (primeiros-violinos, segundos violinos, violas, violoncelos e contra-baixos)

São dois conjuntos de 8 Danças cada, escritos originalmente para piano a 4 mãos, e logo em seguida — em ambos os casos, de cada Opus — orquestradas pelo autor para apresentação em concertos sinfônicos.

O Opus 46 simboliza um momento de virada na carreira do compositor tcheco, que já era conhecido na Bohemia natal, mas que ainda não havia alcançado renome internacional. O primeiro conjunto de 8 Danças foi encomendado por um prestigiado editor musical alemão, Fritz Simrock, por interferência direta de Johannes Brahms, que tomou conhecimento do colega ao participar do júri de um Concurso de composição em Viena, o qual Dvořák saiu vencedor 3 vezes em 4 anos seguidos. Impressionado com as obras inscritas — dentre as quais a Quinta Sinfonia, o Quarteto n. 8, e uns Duetos "Morávios" (para voz e piano) — Brahms colocou o jovem talento em contato com Simrock, que encomendou as Danças Eslavas, uma vez que as Danças Húngaras do próprio Brahms eram um sucesso de vendas.

Dvořák usou as Danças de Brahms como modelo, evidentemente, mas ao contrário daquelas que usam melodias populares húngaras, Dvořák preferiu criar melodias originais e reforçar o caráter regional de cada uma delas. São 8:

N. 1 "Furiant": Presto (Muito rápido)
N. 2 "Dumka": Allegretto scherzando (Moderadamente rápido)
N. 3 "Polka": Poco allegro (Rápido, sem excesso)
N. 4 "Sousedská": Tempo di Minuetto (Tempo de Passo miúdo)
N. 5 "Skočná": Allegro vivace (Rápido e vivaz)
N. 6 "Sousedská": Allegretto scherzando (Moderadamente rápido, brincando)
N. 7 "Skočná": Allegro assai (Bem rápido)
N. 8 "Furiant": Presto (Muito rápido)

Furiant é uma dança típica da Bohemia, muito rápida e agitada, cuja característica é a mudança de acento no tempo forte durante a execução. Dumka é uma dança de origem ucraniana, cuja palavra é sinônimo de "pensamento", pelo caráter evocativo e melancólico das Dumka originais; no Romantismo dos tempos de Dvořák, trata-se de uma dança lenta e melancólica com explosões de alegria. A Polka, apesar do nome, é originária da Bohemia; é simples e bem compassada. Já a Sousedská (literalmente, dança dos pares) é lenta e lembra a valsa. Por fim, a Skočná é uma dança rápida e alegre, espécie de dança de roda eslava.

Já o Opus 72, encomendado pelo mesmo Simrock 8 anos mais tarde, encontrou resistência por parte do compositor, que teria comentado ser "diabolicamente difícil escrever outra vez a mesma coisa". Aqui já estamos tratando de um Dvořák famoso em toda a Europa, uma vez que o Opus 46 das primeiras Danças foi só o início de uma avalanche de novas encomendas, publicações e concertos públicos com sua obra. São, outra vez, mais 8 Danças:

N. 1 "Odzemek": Molto vivace (Muito vivaz)
N. 2 "Mazurka": Allegretto grazioso (Moderadamente rápido, e com graça)
N. 3 "Skočná": Allegro (Rápido)
N. 4 "Dumka": Allegretto grazioso (Moderadamente rápido, e com graça)
N. 5 "Špacírka": Poco adagio (Confortavelmente, mas não tão lento)
N. 6 "Dumka": Moderato, quasi Minuetto (Moderadamente, quase como a passo miúdo)
N. 7 "Kolo": Allegro vivace (Rápido e vivaz)
N. 8 "Polonéza": Grazioso lento, ma non troppo, quasi tempo di Valse (Graciosamente lento, mas não tanto, quase como em tempo de valsa)

Esse segundo conjunto é, expressivamente, mais denso que o anterior. Nele Dvořák será mais abrangente com relação aos territórios eslavos, incluindo outras danças características, como a Odzemek, típica da Morávia, impulsiva e de sabor de improviso. A Mazurka é polonesa da região da Mazóvia, ritmada e viva. A Špacírka é da Bohemia, começa lenta e vai se agitando (o termo vem de "caminhar por aí"). A Kolo é dança de roda típica dos Bálcãs, bem agitada. E a Polonéza, como o nome já diz, polonesa, e tornou-se célebre nas versões afrancesadas (Polonaises) de Chopin; o caráter é compassado e solene, de grande expressividade.

© RAFAEL FONSECA

Opus 46:

Opus 72: