Dom

Berliner Dom (Domo, ou Catedral, de Berlim)
Oberpfarr- und Domkirche zu Berlin (Igreja Paroquial e Catedral de Berlim)

1.650 lugares (na disposição para as apresentações em concerto)

Inauguração: 27 de fevereiro de 1905
Local: Am Lustgarten, Ilha dos Museus, Berlim, Alemanha
Projeto: Julius Raschdorff

Foram 3 as igrejas anteriores ali situadas: a primeira, de 1450, a Capela de São Erasmo. Depois, em 1536, Joaquim II, Príncipe-Elelitor de Brandemburgo, fez sagrar a Catedral em um novo prédio no mesmo local, em estilo gótico de tijolos. Essa catedral perdeu a importância com a conversão do Brandemburgo ao Protestantismo. O terceiro prédio, para substituir o outro em ruínas, será construído em estilo Barroco por ordem de Frederico II, o Grande, ficando pronto em 1750. Esta Catedral antiga ainda sofreria uma reforma para aderir ao estilo Neo-Classicista em reforma comandada por Karl Friedrich Schinkel, entre 1820 e 1821.

Foi o Kaiser Frederico Guilherme IV quem primeiro quis dar a Berlim uma Catedral mais grandiosa. O mesmo Karl Friedrich Schinkel foi chamado a contribuir com um projeto em 1829, mas por falta de recursos nada foi feito até 1848, quando a idéia adormeceu temporariamente. Em 1893 é demolida a Catedral prussiana de Frederico II, para dar lugar a uma monumental construção, já que agora Berlim era sede do Império Alemão. O edifício atual começou a ser construído em 1894 com projeto de Raschdorff em estilo Neo-Clássico, aprovado pelo Kaiser Guilherme II. Onze anos depois, é inaugurada a nova Catedral, em 1905.

Durante a Segunda Guerra, a Catedral sofreu sérias avarias com bombardeios de 1940 e 1944, ficando parcialmente em ruínas. Em 1975 inicia-se a re-construção, mas somente em 1980 foi possível voltar a realizar cerimônias como casamentos e batismos. Somente em 2002 foi entregue à cidade totalmente restaurada.

A Catedral hoje é palco de uma programação musical que inclui música de concerto barroca e, evidentemente, obras corais sacras. Um imponente órgão de 7.269 tubos foi instalado por Wilhelm Sauer em 1905, com fachada neo-Barroca de Richard Modest, e foi recuperado das avarias de guerra em 2006.

© RAFAEL FONSECA