Orquestra da "Casa de Concertos" de Berlim

Berliner Symphonie-Orchester (Sinfônica de Berlim, de 1952 a 2006)
Konzerthausorchester Berlin (desde 2006)

Fundação: 1952
Sede: Konzerthaus, Berlim, Alemanha

A orquestra foi formada em 1952 pelas autoridades soviéticas no lado oriental da cidade (quando da divisão de Berlim no pós-Guerra), já que a estrela maior, a Filarmônica de Berlim, havia ficado na parte ocidental. Primeiro, o conjunto foi dirigido por Hermann Hildebrandt até 1959. 

Em 1960 inicia-se a fase áurea com a direção do maestro russo Kurt Sanderling. Com a construção do Muro a partir de 1961, praticamente não haviam músicos profissionais para tocar na orquestra e ela se tornou um conjunto de estudantes; Sanderling, graças aos seus contatos privilegiados junto às autoridades soviéticas, contornou a dificuldade convidando músicos russos, conseguindo incrementar o nível da orquestra. Grandes solistas como o violinista David Oistrakh e o pianista Emil Gilels eram freqüentes convidados. Sua gestão durou até 1977 e ele permaneceu como maestro laureado por toda a vida (morreu em 2011).

Após a queda do Muro em 1989, a orquestra vai ser, oficialmente, a orquestra residente do Schaulspielhaus (renomeado Konzerthaus). Em 2006, muda seu nome para Konzerthausorchester, literalmente a "Orquestra da Casa de Concertos". A direção da orquestra hoje está a cargo do húngaro Iván Fischer.

© RAFAEL FONSECA