Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

Orquestra Filarmônica de Minas Gerais
Filarmônica de Minas

Fundação: 2008; primeiro concerto a 21 de fevereiro de 2008
Sede: Palácio das Artes, Belo Horizonte, Minas Gerais

Criada por iniciativa do Governo de Aécio Neves, a Filarmônica de Minas tornou-se — em pouquíssimo tempo — a segunda melhor orquestra do Brasil, depois da internacionalmente reconhecida OSESP.

São 85 músicos (reunindo mineiros junto a brasileiros de outros estados e até estrangeiros) sob a batuta do experiente Fabio Mechetti, cujo trabalho impecável traduz-se num sucesso de público, com casas sempre lotadas, e de crítica, tendo o conjunto recebido prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte em 2010.

Com uma programação consistente, mais apresentações populares nos parques de Belo Horizonte, séries de concertos para a família a preços reduzidos e séries didáticas, a Filarmônica de Minas coloca-se como um conjunto de ponta na América do Sul.

Inicialmente atuando no Palácio das Artes, a orquestra ganhou do governo mineiro sua sede, inaugurada a 27 de fevereiro de 2015, uma moderna sala de concertos no bairro do Barro Preto, região central de Belo Horizonte, e com isso pôde aumentar sua série regular de 24 para 57 concertos anuais.

© RAFAEL FONSECA