(1961) LIGETI Atmosferas

Atmosphères

Compositor: György Ligeti
Número de catálogo: não tem
Data da composição: 1961
Estréia: 22 de outubro de 1961 — Festival de Donaueschingen, Alemanha, Hans Rosbaud regendo a Orquestra do Sudeste Alemão de Baden-Baden e Freiburg

Duração: cerca de 9 minutos
Efetivo: 4 flautas (alternando com 4 flautas-piccolo), 4 oboés, 4 clarinetas, 3 fagotes, 1 contra-fagote, 6 trompas, 4 trompetes, 4 trombones, 1 tuba, 1 piano (a 4 mãos), cordas (primeiros-violinos, segundos-violinos, violas, violoncelos, contra-baixos)

Ligeti parte de dois elementos antagônicos para criar esta peça admirável: a micro-polifonia e a massa sonora. Evitando o desenrolar esperado de melodia em ritmo, ele cria uma tensão sonora com muitas notas repetidas ou consecutivas, dando a sensação de que a música, ao mesmo tempo, nos oferece movimento e imobilidade. O ouvinte se percebe sentindo evoluções musicais, em ondas sonoras que, embora indefinidas, estão na polifonia da obra, que como disse Ligeti, não é para ser evidentemente ouvida, pois está "submersa".

A idéia de micro-polifonia foi, na época, uma importante alternativa ao serialismo. Mas a música alcançou certa celebridade junto ao grande público por causa do cinema: Stanley Kubric, em seu "2001", utilizou-a ao lado de ícones clássicos como "O Danúbio Azul".

© RAFAEL FONSECA