Anton WEBERN

Anton Friedrich Wilhelm von Webern

Viena, 3 de dezembro de 1883 — Mittersill, Áustria, 15 de setembro de 1945

Catálogo: Opus 1 - 31 (trabalhos publicados em vida, e uns poucos mais depois de sua morte) + cerca de 20 trabalhos não incluídos na lista de Opus

Webern vai ter sua obra marcada pela perda de sua primeira professora, a mãe, pianista, a quem ele dedica boa parte de suas composições. E, durante a vida, será quase ignorado, sendo re-descoberto após sua morte e colocado no lugar que lhe é devido: um dos mais importantes transformadores da realidade musical do início do século XX, ao lado de seu mestre Schoenberg e seu colega Alban Berg. Mas, ao contrário destes, Webern não via a tradição como algo a ser sepultado por um novo pensamento musical: na verdade, ele continua de onde Debussy parou, investigando e buscando o poder do som — e nisso percebemos seu interesse nas sonoridades de Wagner e Mahler.

Em 1938 sua Áustria é anexada ao Nazismo e sua música entra para a lista da Arte Degenerada. Trabalha como revisor numa editora de partituras para sobreviver. Perto do fim da Guerra, foge da Viena quase destruída e refugia-se na região de Salzburg, no vilarejo de Mittersill. Na noite de 15 de setembro de 1945, saiu de casa após o toque de recolher, para fumar cigarro. Um soldado americano disparou-lhe o tiro fatal.

© RAFAEL FONSECA

Catálogo Opus:

Op. 6 - Seis peças para orquestra


Obras em ordem cronológica:

(1909) Seis peças para orquestra