Girolamo FRESCOBALDI

Girolamo Alessandro Frescobaldi

Ferrara, 9 de setembro de 1583 — Roma, 1° de março de 1643

Catálogo: vem sendo organizado desde 1975 por Étienne Darbellay, contendo muita música instrumental (canzonas, toccatas, partitas e ricercares), sacra (Magnificats, missas e motetos) e música vocal italiana (madrigais e árias)

Frescobaldi foi um grande virtuoso do teclado, destacando-se como um dos melhores organistas da primeira metade do século XVII. Nunca se pode comprovar uma possível ligação entre o compositor a família nobre homônima de Florença. Beneficiou-se do talento do pai, Filippo, excelente compositor e organista em Ferrara, muito bem estabelecido na cidade. Ainda criança, era visitado por compositores importantes de passagem pela cidade, como Monteverdi, o belga Lassus ou o inglês Dowland, ávidos por conferir as habilidades do jovem músico.

Na primeira década dos 1600s, com seus vinte e poucos anos, muda-se para Roma, onde será organista da Basílica de Santa-Maria-in-Trastevere e logo depois da Basílica de São Pedro no Vaticano, a partir de 1608. Em 1628 deixa Roma para estabelecer-se em Florença como organista da Corte do Grão-Duque da Toscana, Fernando II de Médici. Em 1634 volta a Roma para assumir o posto de organista do Vaticano, onde morreu, respeitado e coberto de honrarias.

Sua obra influenciou muitos de seus contemporâneos, e na geração seguinte Bach viria a estudar muitos de seus trabalhos.

© RAFAEL FONSECA