(1884) R. STRAUSS Quarteto com piano

Compositor: Richard Strauss
Número de catálogo: Opus 13 / TrV 137
Data da composição: 1884
Estréia: 8 de dezembro de 1885 — em Weimar

Duração: cerca de 38 minutos
Efetivo: piano, violino, viola e violoncelo

O pai de Richard Strauss era reconhecido na Europa daquele tempo como o melhor trompista em atividade. Homem de idéias conservadoras, o velho Franz tinha horror às novidades da época, coisas como Brahms ou Wagner. Queria que o filho trilhasse o "bom" caminho de um classicismo mozartiano cujo último suspiro veio da obra de Mendelssohn (nessa altura, morto já há 4 décadas). Ao fazer 19 anos, Richard Strauss pôde se mudar de Munique para Berlim, e respirar música sem os filtros do pai. Foi então que Brahms lhe encantou: era a época da estréia da Terceira Sinfonia dele, e Strauss viu-se fascinado por sua sonoridade.

É sob essa influência que ele escreve este Quarteto com piano em 1884. Mais do que a busca de um novo caminho — caminho este que ainda viria com força total em seus Poemas Sinfônicos — ouvimos alguém que paga um tributo ao estilo de um mestre ao qual foi obrigado a, temporariamente, não admirar. São 4 movimentos:

I. Allegro (Rápido)
II. Presto — Molto meno mosso — Tempo I (Correndo — Bem menos agitado — Tempo inicial)
III. Andante (Passo de caminhada)
IV. Finale: Vivace (Final: Vivo)

O resultado é o de um belo quarteto, brahmsiniano até a raiz, mas Strauss logo após compor a peça mudaria totalmente o rumo de sua criatividade: ficariam para trás o Romantismo de Brahms, assim como ele não se interessaria mais por música de câmara, salvo poucas exceções escreveria para grandes formações sinfônicas.

© RAFAEL FONSECA