Andris Nelsons

Andris Nelsons

Riga, Letônia, 18 de novembro de 1978

Nelsons é filho de músicos, e sua mãe foi uma das fundadoras da primeira orquestra formada na Letônia. Ele relata que aos 5 anos se deu a experiência transformadora: foi levado ao teatro e ouviu o Tännhauser de Wagner, impacto que o marcou profundamente e decidiu sua vida como músico. Estudou piano e depois trompete, e mais tarde, com boa voz de baixo-barítono, cantou no conjunto de música antiga de sua mãe. Seu primeiro emprego foi como trompetista da Orquestra Nacional da Ópera da Letônia.

Estudou regência na Rússia com Alexander Titov e Neeme Järvi, mas seu verdadeiro padrinho musical é Mariss Jansons, letão como ele, que o conheceu numa substituição de última hora na estante dos trompetes durante uma turnê da Filarmônica de Oslo. A partir daí, Jansons vai ter um papel fundamental na carreira de Nelsons. 

Seu primeiro posto como regente (2003) foi à frente da Ópera da Letônia, onde já havia sido membro da orquestra. De 2006 a 2009 foi diretor musical da Filarmônica do Noroeste Alemão (em Herford), sendo chamado a reger no Met de Nova York (2009) e no Festival de Bayreuth (2010). 

Desde 2008 é o diretor musical da Orquestra da Cidade de Birmingham na Inglaterra, e foi apontado em 2013 para o mesmo posto junto à Sinfônica de Boston.

Com a morte de Claudio Abbado, Nelsons foi chamado a substituir o grande regente como diretor da Orquestra do Festival de Lucerna.

© RAFAEL FONSECA