Teatro Mariinsky

Императорский Мариинский театр
Imperatorskij Mariinskij teatr (Teatro Imperial Mariinsky), de 1860 a 1920
 
Государственный академический театр оперы и балета
Gosudarstvennyj akademicheskij teatr opery i baleta (Teatro Acadêmico Estatal de Ópera e Balé), de 1920 a 1924
 
Ленинградский государственный академический театр оперы и балета
Leningradskij gosudarstvennyj akademicheskij teatr opery i baleta (Teatro Acadêmico Estatal de Ópera e Balé de Leningrado), de 1924 a 1935
 
Государственный академический театр оперы и балета имени С. М. Кирова
Gosudarstvennyj akademicheskij teatr opery i baleta imeni S. M. Kirova (Teatro Acadêmico Estatal de Ópera e Balé "S. M. Kirov"), de 1935 a 1992
 
Государственный aкадемический Мариинский театр
Gosudarstvennyj akademicheskij Mariinskij teatr (Teatro Acadêmico Estatal Mariinsky, desde 1992
 
1.625 lugares

Inauguração: 2 de outubro de 1860
Local: Teatral'naja pl., 1., São Petersburgo, Rússia
Projeto: Alberto Cavos

O Teatro abre em 1860 com nome homenageando a Czarina Maria, esposa do Czar Alexandre II. Seu palco deu vida a obras importantes de Tchaikowsky, Glinka e Mussorgsky, assim como coreografias de Marius Petipa.

Em 1917, com o fim do Império, foi declarado patrimônio do povo russo. Em 1935 vai ganhar o nome do líder soviético Sergei Mironovich Kirov e somente em 1992 voltará ao nome original Mariinsky, com o qual é conhecido hoje.

Com a qualidade de suas produções sofrendo ao sabor das reviravoltas da política, a partir de 1993 o Mariinsky começou a conhecer um padrão de qualidade que o coloca junto aos grande Teatros de Ópera do mundo, graças aos esforços — artísticos e políticos — de seu Diretor, o maestro Valery Gergiev, que instituiu o Festival das Noites Brancas (junho e julho), logo incluído dentre os mais prestigiados festivais de música do mundo.

Com uma Companhia de ópera com mais de 80 cantores de excelente qualidade contratados, dos quais a estrela maior é a soprano Anna Netrebko, e um repertório de muitos títulos anuais, com uma orquestra ao nível das melhores do mundo, com um selo próprio para lançar suas gravações, o Mariinsky vive hoje uma era de ouro de sua história.

© RAFAEL FONSECA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)