(1905) R. STRAUSS Dança dos Sete Véus

Tanz mit sieben Schleiern — Oper Salome
Dança dos Sete Véus — Ópera Salmoé

Compositor: Richard Strauss
Número de catálogo: Opus 54 / TrV 215
Data da composição: 1903 a 1905
Estréia: 9 de dezembro de 1905 em Dresden — Hofkapelle (Capela Real, hoje Staatskapelle) sob regência de Ernst von Schuch

Duração: cerca de 9 minutos

A Dança dos Sete Véus é um trecho sinfônico bastante conhecido, oriundo da escandalosa (à época) Ópera "Salomé", frequentemente apresentado nos programas das orquestras. Strauss criou a música em cima da peça teatral homônima de Oscar Wilde, que por sua vez buscou a história na Bíblia, no Evangelho de Marcos. 

Sinfonicamente, é o ponto-alto da obra, e antecede o clímax do enredo: a personagem-título, Salomé, para atender ao pedido de Herodes, seu padrasto, que quer que ela dance para animar a festa, exige a cabeça de São João Batista (que já a recusou em cenas passadas) numa bandeja de prata.

A música de Strauss para o trecho é simplesmente magistral. Exala toda a lascívia e loucura da jovem princesa. A ópera estreou em Dresden provocando grande escândalo. Toscanini a tocou no mesmo ano no Scala de Milão, mas quando Mahler quis regê-la em Viena, já estava proibida. Programada para o Festival de Salzburg — que tinha em Strauss uma de suas grandes figuras — não chegou à cena, cancelada por imposição do Bispo local; passado um quarto de século, o jovem regente nascido ali, Herbert von Karajan, ignorou a proibição e montou com o espetáculo em 1929.

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)