(1778) MOZART Sonata para violino n. 21

Compositor: Wolfgang Amadeus Mozart
Número de catálogo: K 304
Data da composição: 1778
Estréia: ?

Duração: cerca de 15 minutos
Efetivo: violino e piano

Como as outras Sonatas de Mozart desse período, esta tem apenas dois movimentos:

I. Allegro (Rápido) — cerca de 10 minutos
II. Tempo di minuetto (Tempo da dança "Em passo miúdo") — cerca de 5 minutos

Mozart escreveu o primeiro movimento em Mannheim, onde esteve com seu primeiro amor de juventude, a cantora Aloisia Weber — irmã de Constanze, com quem ele se casaria anos mais tarde — mas seu pai desaprovava o relacionamento. Em uma carta irada, o velho obrigou-o a deixá-la e viajar para Paris com sua mãe, como combinado, em busca de um emprego.

O segundo e último movimento foi escrito em Paris, e os resultados dessa viagem, como se sabe, foram catastróficos. As promessas de emprego, as visitas agendadas, tudo reverteu-se em frustração pois ninguém queria saber de um jovem de 22 anos desempregado, mas Mozart chega àquela cidade tendo na memória o assédio ao menino-prodígio de outrora. Para desespero de Mozart, sua mãe adoece e acaba morrendo, a 3 de julho de 1778.

Não podemos querer ver na música o reflexo da biografia, ainda mais que o Romantismo ainda está distante e compositores do Classicismo mantinham vida pessoal e emoções fora do cardápio de suas obras, voltadas à busca de harmonia e beleza perfeitas. Mas, das 36 Sonatas que Mozart escreveu para violino e piano, esta carrega um toque melancólico, e talvez as circunstâncias da época de sua composição expliquem isso.

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)