(1779) MOZART Sinfonia-concertante para violino e viola

Compositor: Wolfgang Amadeus Mozart
Número de catálogo: K 364 / K-6 320d
Data da composição: 1779
Estréia: ?

Duração: cerca de 30 minutos
Efetivo: 1 violino solista e 1 viola solista; 2 oboés, 2 trompas e as cordas (primeiros- e segundos-violinos, violas, violoncelos, e contra-baixos)

Escrita 4 anos depois dos 5 Concertos para violino (todos de 1775), em comparação a eles uma obra tão mais madura, e que combinação genial ter violino e viola em diálogo. Como a viola quase nunca recebe destaque, com pouca literatura para ela como solista, esta obra funciona quase que didaticamente para se perceber a diferença entre ela e seu irmão mais célebre, o violino. 

São 3 movimentos, no esquema tradicional de um Concerto:

I. Allegro maestoso (Rápido majestoso) — cerca de 14 minutos
II. Andante (Passo de caminhada) — cerca de 10 minutos
III. Presto (Correndo) — cerca de 7 minutos

Em todo o primeiro movimento, após a introdução da orquestra, violino e viola dialogam com grande verve e originalidade. Eles estão "em concerto" entre eles, e igualmente com a orquestra. No segundo movimento, de rasgada beleza, o diálogo é mais conciliado, e na parte central do movimento eles chegam a combinar as vozes. O terceiro e último movimento é uma contra-dança animada, onde os instrumentos solistas brincam alegremente.

A perfeição formal dessa obra, a maneira de combinar os solistas, as frases-resposta da orquestra (sobretudo no segundo movimento) colocam essa obra dentre as melhores de Mozart.

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)