Alan Gilbert

Alan Gilbert

Nova York, 23 de fevereiro de 1967

Gilbert é maestro e violinista. Sua mãe Yoko Takebe e seu pai Michael Gilbert são violinistas e ex-membros da orquestra que ele dirige, a Filarmônica de Nova York. Nomeado em 2009, ele foi o mais jovem diretor da história da orquestra (42 anos) e o primeiro nascido na cidade a ocupar o posto.

Estudou piano, violino e viola e depois ingressou na Universidade de Harvard. Especializou-se em regência na Juilliard School de Nova York, no Curtis Institute da Filadélfia e em 1994 com o maestro húngaro Georg Solti.

Seu primeiro posto importante foi de 1995 a 1997 como regente-assistente na Orquestra de Cleveland. De 2000 a 2008 ele foi regente-principal da Orquestra Filarmônica Real de Estocolmo. E desde 2009 é diretor artístico da Filarmônica de Nova York.

Seu estilo de regência é claro e detalhista, e Gilbert dá preferência ao brilho das frases em detrimento do peso sinfônico. Dá enorme atenção às dinâmicas e sua capacidade de adaptar o tempo musical às necessidades de cada trecho do discurso musical é magistral.

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)