Cecilia Bartoli

Cecilia Bartoli

Roma, 4 de junho de 1966

Registro vocal: mezzo-soprano coloratura

Filha de cantores líricos, Silvana Bazzoni e Pietro Angelo Bartoli, que foram seus primeiros professores. Ela estreou com apenas 8 anos como o menino-pastor em Tosca de Puccini. Na adolescência, assustou a família ao se interessar por dança flamenca e cogitar seguir carreira. Mas, vai estudar canto lírico na Academia de Santa Cecília de Roma, amadurecendo a voz na casa dos 20 anos — um feito, pois normalmente a voz fica pronta por volta dos 30. 

Foi com 19 anos, participando de um programa de tevê em Roma, que ela chamou a atenção do maestro Riccardo Muti — então, o todo-poderoso diretor do Scala de Milão — que a convida a fazer um teste. Sua estréia foi como Rosina no "Barbeiro de Sevilha" de Rossini, na Arena de Verona, em 1987. Logo Karajan a convida para cantar em Salzburg, mas a morte do maestro inviabiliza o projeto. Nikolaus Harnoncourt e Daniel Barenboim foram seus primeiros incentivadores importantes.

A partir de 1996 decide priorizar papéis de Mozart e Rossini para deslanchar sua carreira internacional. Mas ela não daria à sua trajetória um rumo convencional: depois da fase mozartiana, ela vai priorizar o repertório Barroco; depois interessa-se pelo repertório do início do Romantismo que era cantado pela lendária mezzo Maria Malibran, fazendo uma série de recitais e concertos em homenagem à famosa cantora em 2008. Em 2009 trabalha o repertório dos castrati italianos do século XVIII, que resultou no espetáculo (gravado e filmado) "Sacrificium". Recentemente, vem investigando o repertório renascentista, aliando-se aos conjuntos de música tocada com instrumentos originais.

Tudo isso faz dela uma artista única: somando à força de sua personalidade, temos imenso carisma e magnética presença de palco, além da qualidade de sua voz, capaz de cantar os registros de mezzo e de soprano sem dificuldades, uma voz com textura de rara beleza, e uma agilidade na coloratura sem rivais.

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)