Christian Zacharias

Christian Zacharias

Jamshedpur, Índia, 27 de abril de 1950

Filho de pais alemães nascido na Índia, mas ainda criança se mudou para Karlsruhe na Alemanha, onde ingressou na Escola de Música aos 10 anos, apesar de já treinar piano desde os 7. Com 19 anos conquista o segundo prêmio no Concurso Internacional de Genebra. Em 1970, com 20 anos, vai se aperfeiçoar em Paris com o pianista Vlado Perelmuter. Em 1973 ele consegue, novamente, um segundo lugar, desta vez no Concurso "Van Cliburn" (Texas). A consagração chega em 1975 quando ele vence um concurso ainda mais importante, o "Ravel" em Paris, o que lhe vale um contrato com a gravadora EMI.

Pianista brilhante, de toque claro e bastante elegante, firmou-se como intérprete refinado dos Concertos de Mozart — nos quais inclui suas próprias cadenzas —, Sonatas de Scarlatti e obras de câmara, com destaque para Schubert e Schumann. Em 1992 decide dedicar-se também à regência, estreando em Genebra à frente da Orchestre de la Suisse Romande. Desde 2000 é o diretor da Orquestra de Câmara de Lausanne, e desde 2002 o principal regente convidado da Sinfônica de Gotemburgo (Suécia), ao lado do regente principal Gustavo Dudamel. Outra orquestra com a qual mantém estreitas ligações é com a Saint Paul Chamber Orchestra (Minnesota, Estados Unidos).

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)