Diego Fasolis

Diego Fasolis

Lugano, Suíça, 19 de abril de 1958

Estudou piano, órgão, canto coral e regência no Conservatório de Zurique. Especializou-se na prática organística em Paris, e depois em Cremona a prática dos instrumentos de época. 

Como organista realizou um memorável trabalho, executando toda a obra de Bach para o instrumento em 1985; no ano seguinte repetiu o feito com as obras completas de Liszt e Mendelssohn. Em paralelo, atuou como diretor de coro — começando a trabalhar com o Coro da Rádio da Suíça Italiana em 1986 — e também como compositor.

Em 1989, junto a outros músicos da orquestra da Rádio interessados em música com instrumentos antigos, funda o "Ensemble Vanitas", posteriormente chamado "I Barocchisti".

Fasolis é um virtuoso criativo e ousado, e como regente consegue efeitos e um colorido instrumental impressionante, talvez por sua atividade como diretor coral, tem o talento de fazer os instrumentos "cantarem" com grande naturalidade. Sua versão dos Concertos de Brandemburgo de Bach jogam luz e ar fresco numa partitura tantas vezes tocada com aquele respeito engessado.

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)