Elīna Garanča

Elīna Garanča

Riga, Letônia, 16 de setembro de 1976

Registro vocal: mezzo-soprano

Dona de uma voz encorpada e plena, Garanča — pronuncia-se "Garantcha" — é uma intérprete de imensa força expressiva, grande presença de palco e domínio absoluto dos papéis que canta. Sua "Carmen" foi enorme sucesso em Londres, Nova York e Milão, um feito que poucas cantoras européias do norte ou leste (as louras, sejamos claros) puderam ostentar.

Ela nasceu em família musical, e foi desde cedo aluna de sua mãe, Anita, também mezzo-soprano e professora de canto na Cademia de Música da Letônia. Seu pai era Diretor de Coro. Depois de ir estudar em Viena em 1997, ela começou a trabalhar como integrante de elenco no Teatro de Meiningen e na Ópera de Frankfurt. Seu sucesso internacional começa em 199, quando ela vence um prestigiado Concurso Internacional de Canto em Helsinque. Em 2005 assina contrato exclusivo com a gravadora Deutsche Grammophone e em 2007 é escolhida pela crítica internacional como Artista do Ano ne Europa, feito que repetirá em 2010 nos Estados Unidos.

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)