Krzysztof PENDERECKI

Krzysztof Eugeniusz Penderecki

Dębica, Polônia, 23 de novembro de 1933

Catálogo: ainda não organizado, contém ao menos 4 óperas, 8 Sinfonias, cerca de 3 dezenas de peças sinfônicas, mais de 15 Concertos (dentre estes, 1 para piano, 2 para violino, 1 para viola, 3 para violoncelo, 1 para flauta, 2 para clarineta, 1 para trompa), música de câmara e música vocal (incluindo obras em larga escala como a Paixão segundo Lucas)

Recebeu aulas de piano e violino durante a infância. Após estudar composição com Franciszek Skołyszewski, ele inressou na Academia de Música de Cracóvia, de 1954 a 1958. Ao formar-se, submeteu obras suas num concurso de compositores, sob pseudônimos diferentes; 3 delas foram escolhidas como vencedoras! Ao longo da vida será premiadíssimo, com uma obra que começou bastante avant-garde, flertando com o serialismo e investigando novas texturas (sobretudo para os instrumentos de cordas) e aos poucos foi cedendo às formas tradicionais (Concertos, Sinfonias) e a uma estética algo pós-Romantismo, assim conquistando cada vez mais público. 

Em 1972 foi contratado pelo selo EMI para gravar algumas de suas obras, iniciando assim uma carreira paralela de regente. Com isso, passou a ser requisitado para concertos e rege com frequência, além de suas obras, as Sinfonias de Shostakovich — às quais têm especial apreço — e outros como Orff ou Lutosławski. De 1987 a 1990 foi diretor musical da Filarmônica de Cracóvia, e em 1988 é nomeado regente-convidado da Sinfônica da Rádio do Norte da Alemanha (Hamburgo).

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)