Orquestra de Cleveland

The Cleveland Orchestra

Fundação: 11 de dezembro de 1918
Sede: Severance Hall, Cleveland, Estados Unidos

A orquestra foi fundada graças aos esforços da pianista e empresária musical Adella Prentiss Hughes, e seu primeiro regente foi o maestro russo Nikolai Sokoloff, que esteve à frente do conjunto até 1933. Em 1931 a orquestra ganha sua casa, a Severence Hall, assim chamada graças ao grande apoio do magnata filantropo John Long Severance, que ajudou a financiar a construção. O segundo regente a assumir a direção da orquestra foi o polonês Artur Rodziński (de 1933 a 1943), e após ele, por dois anos, o austríaco Erich Leinsdorf (1943 a 1944).

A era de ouro da orquestra veio com o maestro húngaro George Szell, que assumiu a direção em 1946, e cujas gravações lendárias ainda fazem a fama do conjunto. Szell reformulou a orquestra, mandou embora cerca de 20 músicos e viu outros tantos abandonarem o conjunto (certamente sentiram-se ameaçados com o nível de exigência do genial regente). Seu trabalho para refinar o som da Cleveland alcançou a reputação de ter conseguido imprimir o som "europeu" a ela: no século XX era possível diferenciar o som das orquestras americanas e européias como mais diretas e incisivas as primeiras e com som mais elaborado e orgânico as segundas.

Szell ficou duas décadas e meia, morrendo no cargo em 1970. Seu legado e influência são importantes até hoje. Infelizmente, após sua morte, a orquestra não viu grande coisa: tirando Pierre Boulez, que exerceu um mandato-tampão como conselheiro até 1972, os diretores Lorin Maazel (1972 a 1982), e Christoph von Dohnányi (1984 a 2002) foram bons regentes, mas nada à altura de Szell.

Desde 2002 o austríaco Franz Welser-Möst é o diretor musical, e seu trabalho está trazendo de volta o célebre som cultivado na era Szell. Ela é uma das chamadas Big-Five, as cinco grandes orquestras americanas, junto com a Sinfônica de Boston, a Filarmônica de Nova York, a da Filadélfia e a Sinfônica de Chicago.

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)