Quarteto "Hagen"

Hagen-Quartett

Formação: Lukas Hagen (violino I)
Formação: Rainer Schmidt (violino II) — Angelika Hagen, até 1981 — Annette Bik, até 1987
Formação: Veronika Hagen (viola)
Formação: Clemens Hagen (violoncelo)

Fundação: 1980
Sede: Mozarteum, Salzburg

Tudo começa em Salzburg, na Universidade Mozarteum, onde quatro membros da mesma família estudavam instrumentos de cordas: os irmãos Lukas, Angelika, Veronika e Clemens Hagen. Incentivados pelo maestro Nikolaus Harnoncourt, passaram a se apresentar em conjunto no ano de 1980. Em 1981 se apresentam no Festival de Música de Câmara em Lockenhaus a convite do violinista Gidon Kremer, despertando a atenção do mundo dos clássicos; logo assinariam contrato com o selo Deutsche Grammophon, onde já gravaram quase 50 cedês, abrangendo um repertório bem diverso.

Na música de câmara, tem como parceiros frequentes os pianistas Maurizio Pollini, Mitsuko Uchida e Krystian Zimerman, o violoncelista Henrich Schiff (que foi professor deles) e o clarinetista Jörg Widmann. Com o tempo conquistaram prestígio e seguem treinando novos cameristas em master-classes pelo mundo, e ensinando no Conservatório de Basel e no Mozarteum de Salzburg.

Pela qualidade das interpretações, extensão do repertório, gravações, e as três décadas de atividades, o Quarteto Hagen se firma hoje como um modelo para as novas gerações de músicos de câmara.

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)