René STAAR

René Staar

Graz, Áustria, 30 de maio de 1951

Catálogo de Opus 1 - 41... (organização que vem sendo feita pelo próprio compositor)

Suas primeiras tentativas em composição deram-se quando ele ainda era criança, já que começou a estudar música com os pais aos 4 anos de idade. Aos 11 anos inicia estudo de piano e teoria com Walter Wasservogel. Em 1965, com 14 anos, ingressa na Academia de Viena. Em 1968 vai estudar em Helsinki e lá estréia como violinista. Em 1977 muda-se para Zurique, onde foi aluno de violino de Nathan Milstein. Na década de 1980 volta a Viena — tendo, inclusive, sido membro da Sinfônica de Viena — e recebe enorme apoio de Leonard Bernstein para voltar-se à carreira de compositor. 

Em 1983 vê em Viena sua primeira estréia importante: "Just an accident?", obra em homenagem a Webern e sua morte prematura em 1945 morto a queima-roupa por um soldado americano em Salzburg.

Em 1987 passa a integrar o conjunto Wiener Strichensolisten (Os solistas de Cordas de Viena), e vai ser o gerente geral do grupo entre 1990 e 1994. A partir de 1988 passa a integrar os quadros da Orquestra da Ópera de Viena, o que o colocará inúmeras vezes nas estantes da Filarmônica de Viena. Paralelamente, vem desenvolvendo sua carreira de compositor, tendo trabalhando com Pierre Boulez em 2009 e com intensa produção desde então.

© RAFAEL FONSECA

Catálogo de Opus:

Op. 22-n - "Time Recycling"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)