François-Xavier Roth

François-Xavier Roth

Paris, 6 de novembro de 1971

Ele é filho de Daniel Roth, professor, compositor e organista na Église Saint-Sulpice em Paris. Antes de estudar regência, formou-se como flautista no Conservatório de Paris. Em 2000 vence o prêmio Donatella Flick da Sinfônica de Londres e passa dois anos junto à orquestra como regente-assistente. Durante essa temporada londrina, vai trabalhar também como assistente de John Eliot Gardiner e seu interesse pela execução musical com instrumentos originais leva-o a formar, em 2003, o conjunto Les Siècles, cuja missão é tocar cada obra com os instrumentos e práticas da época na qual a peça foi escrita.

Mas seu interesse por música antiga não o impede de ser também um grande entusiasta da música contemporânea. Desde 2010 é o diretor artístico da Sinfônica da Rádio SWR em Baden-Baden e a partir de 2015 diretor musical da Ópera e da Orquestra de Colônia (Köln, Alemanha). 

Dono de um estilo vibrante e arrebatador, Roth faz a música com instrumentos antigos soar natural e espontânea; j;a seu estilo ao reger orquestras tradicionais mostra-se suntuoso e impactante.

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)