(1947) VAUGHAN WILLIAMS Sinfonia n. 6

Compositor: Ralph Vaughan Williams
Número de catálogo: não tem
Data da composição: 1944 a 1947
Estréia: Londres, 21 de abril de 1948 — Adrian Boult regendo a BBC Symphony Orchestra

Duração aproximada: 35 minutos
Efetivo: 1 flauta-piccolo, 2 flautas, 2 oboés, 1 corne-inglês, 2 clarinetas, 1 clarineta-baixo, 1 sax-tenor, 2 fagotes, 1 contra-fagote, 4 trompas, 3 trompetes, 3 trombones, 1 tuba, tímpanos, bumbo, triângulo, tambor, pratos, xilofone, harpa e as cordas (primeiros-violinos, segundos-violinos, violas, violoncelos, contra-baixos)

Ao ser questionado se sua Sexta Sinfonia tinha conexões com as bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki, Vaughan Williams reagiu irritado: — "Será que nunca ocorre às pessoas que a intensão de um homem pode ser, simplesmente, escrever uma peça musical?".

Mas não se pode fugir ao fato de que após sua pacífica e calma Quinta Sinfonia, Williams usa de dissonâncias e efeitos sinfônicos conturbados e agressivos nesta Sexta, obra que lhe trouxe enorme sucesso — o maior que testemunhou em vida —, sendo apresentada mais de 100 vezes logo após a estréia, inclusive na Filarmônica de Nova York sob a batuta de seu amigo e colega de Royal College, Leopold Stokowski. Os movimentos são tocados, os 4, sem interrupção entre eles.

I. Allegro (Rápido) — cerca de 8 minutos
Tudo começa com uma explosão conflituosa de metais e cordas, já deixando à mostra a violência da música. As linhas melódicas apresentadas lembram a música popular dos cabarés dos anos-1930 a caminho do desmantelamento, o que certamente contribuiu para que os jornais a chamassem de "Sinfonia de Guerra", apesar dos protestos do autor. Perto da conclusão do movimento, um episódio totalmente contrastante, doce e terno (ressaltado pela harpa), mas logo a atmosfera culminará no tema da abertura, trágico e assustado.

— attacca:
II. Moderato (sem interromper, Moderadamente) — cerca de 9 minutos
Suspense e hesitação. Uma lenta marcha fantasmagórica se impõe. A fanfarra faz um anúncio imperial e a impressão que se segue é de devastação e angústia; o decorrer do movimento estabelece, de forma quase palpável, a sensação de medo. A marcha cresce, impositiva, e dá lugar a um solo de corne-inglês cheio de dúvidas, que entrega o fim desse movimento ao início do próximo.

— attacca:
III. Scherzo: Allegro vivace (sem interromper, Jogo: Rápido e vivo) — cerca de 6 minutos
Um Scherzo que faz lembrar Shostakovich, de humor sarcástico, surge inesperadamente. Um solo do saxofone traz novamente à cena um gosto de música popular. A música tem um caráter de nervosismo, é sôfrega e irônica. Uma batida abrupta do tambor, seguida de uma escala da clarineta-baixo preparam para o finale...

— attacca:
IV. Epilogue: Moderato (sem interromper, Epílogo: Moderadamente) — cerca de 10 minutos
... que se inicia de maneira mística, desolada. A atmosfera assustadora criada neste movimento calmo porém fantasmagórico suscitou a idéia de que Vaughan Williams estaria retratando um provável mundo pós-hecatombe das bombas nucleares, o que ele recusou veementemente. Mas ele deixou uma pista, ainda que não gostasse de ter sua música associada a programas, declarando ter se inspirado na fala de Próspero em "A Tempestade", derradeira peça de Shakespeare: — "Tal como o grosseiro substrato desta vista, as torres que se elevam para as nuvens, os palácios altivos, as igrejas majestosas, o próprio globo imenso, com tudo o que contém, hão de sumir-se, como se deu com essa visão tênue, sem deixarem vestígio. Nós somos feitos da matéria de que são feitos os sonhos; nossa vida pequenina é cercada pelo sono".

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)