Roger Norrington

Roger Arthur Carver Norrington
Sir Roger Norrington

Oxford, Inglaterra, 16 de março de 1934

Nascido numa família de professores da Universidade de Oxford, foi menino-soprano, aprendeu violino a partir dos 10 anos e aos 17 estudava canto. Mas sua formação foi Literatura, em Cambridge. Somente após a formação em Letras é que ele inscreveu-se no Royal College of Music em Londres, onde foi aluno do lendário maestro Adrian Boult.

Estreitamente ligado à música coral, fundou em 1962 o Schütz Choir. Era a época do início do grande interesse por práticas historicistas com instrumentos antigos e Norrington voltou-se para este tipo de abordagem, em parceria com a orquestra de câmara London Baroque Players (que logo se converteria no London Classical Players, incluindo as sinfonias de Haydn, Mozart e Beethoven em seu repertório). A partir daí Norrignton tornou-se autoridade no que tange à prática musical historicamente embasada; tocando com orquestras tradicionais ou com os conjuntos periodicistas, suas preocupações sempre se voltam para a sonoridade que a obra pode ter tido em seu tempo, levando-se em consideração a construção dos instrumentos na época, os maneirismos do tocar que eram usados, o tamanho do efetivo humano que o compositor dispunha, e outras tantas tecnicidades que fazem com que suas leituras sejam sempre um descobrir de novas possibilidades, trazendo enorme frescor e surpresas às obras, mesmo as bastante conhecidas.

Foi diretor do Schütz Choir de 1962 a 1982. Diretor da Ópera da cidade de Kent de 1969 a 1984. Regente principal da Sinfonietta de Bournemouth de 1985 a 1989. Com os London Players (Baroque e depois Classic) esteve de 1978 a 1998. Do outro lado do Atlântico, dirigiu a Orquestra de Câmara St. Luke em Nova York de 1990 a 1994. Esteve à frente da prestigiadíssima Camerata Accademica em Salzburg de 1997 a 2006. Dirigiu a Orquestra da Rádio de Stuttgart de 1998 a 2001. E desde 2011 é o diretor da Orquestra de Câmara de Zurique.

© RAFAEL FONSECA



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)