(1887) RIMSKY-KORSAKOV Capricho Espanhol

Каприччио на испанские темы — transliterado: Kaprichchio na Ispanskie Temy
(Capricho sobre Temas Espanhóis)

Compositor: Nikolai Rimsky-Korsakov
Número de catálogo: Opus 34
Data da composição: 1887
Estréia: 31 de outubro de 1887, em São Petersburgo — regência do autor

Duração: cerca de 15 minutos
Efetivo: 2 flautas, 1 flauta-piccolo, 2 oboés, 1 orne-inglês, 2 clarinetas, 2 fagotes, 4 trompas, 2 trompetes, 3 trombones, 1 tuba, tímpano, 1 bumbo, gongo, pratos, triângulo, tamborim, castanholas, 1 harpa, as cordas (primeiros- e segundos-violinos, violas, violoncelos e contra-baixos)

Rimsky-Korsakov fazia parte do chamado Grupo dos 5, que defendia o uso da música folclórica russa para enfatizar o caráter nacional das obras. Vem daí sua imensa facilidade em coletar de "Ecos de España, colección de cantos y bailes populares" de José Inzenga os trechos utilizados neste imenso Capricho. Sua intenção original era escrever uma peça concertante para violino, o que de certa forma permaneceu no resultado final, graças às inúmeras aparições em solo do spalla na obra; mas o escopo geral e mesmo o de um Capricho (peça destinada a mostrar o brilho virtuoso dos solistas) para a grande orquestra.

São 5 partes ininterruptas (Alvorada — Variações — Alvorada — Cena e Canção Cigana — Fandango das Astúrias) que dão chance a quase todos os instrumentistas (especialmente os de sopro) e mostrar seu virtuosismo. O colorido orquestral é imenso, o poder das melodias, seu tratamento sinfônico, os solos, tudo contribui para uma atrativa peça de caráter festivo e alegre. A maestria do compositor no trato do conjunto orquestral é tal que as melodias espanholas acabam por ganhar um revestimento russo inconfundível.

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)