(1789) MOZART Abertura "Assim fazem todas"

"Così fan tutte, ossia La scuola degli amanti" (Assim fazem todas, ou A Escola de amantes)

Compositor: Wolfgang Amadeus Mozart
Número de catálogo: K 588
Data da composição: 1789
Estréia: 26 de janeiro de 1790, no Burgtheater, Viena — Mozart dirigindo do teclado (baixo-contínuo)

Duração: cerca de 4 minutos e meio
Efetivo: 2 flautas, 2 oboés, 2 clarinetas, 2 fagotes, 2 trompas, 2 trompetes, tímpanos e as cordas (primeiros-violinos, segundos-violinos, violas, violoncelos e contra-baixos)

Esta ópera, que hoje é um sucesso com seu texto misógino e preconceituoso — um perfeito exemplo para compreender a sociedade daquela época — é o ápice no Classicismo do gênero ópera-bufa, a comédia musical por excelência. O libreto, propositadamente, coloca a ação em Nápoles, berço desse tipo de obra. E na ópera completa iremos encontrar algumas das mais belas árias escritas por Mozart.

Andante — Presto (A passo de caminhada — Muito rápido)
Mas nosso intuito é dissecar a breve abertura, que de certa maneira seria a mãe de todas as célebres aberturas de Rossini. Fortes acordes, entremeados por doces intervenções dos sopros, chamam a platéia à concentração (lembrando que o público desse tipo de espetáculo no século XVIII era um bando de nobres frívolos, juntos no teatro por inúmeras razões outras que não a música) e logo dão lugar ao Presto, que domina ma maior parte da Abertura, no qual as cordas fazem movimentada moldura para os volteios e arabescos dos sopros, que muito lembram as geniais passagens em coloratura das árias do compositor.

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)