Ópera Semper

Altstädter Hoftheater und Königliches Opernhaus (Teatro da Corte na Cidade-antiga e Ópera Real, de 1878 a 1918)
Sächsische Staatsoper (Ópera do Estado da Saxônia, de 1818 até hoje)
Semperoper (Ópera Semper)

1.323 lugares

Inauguração: 2 de fevereiro de 1878 — 13 de fevereiro 1985 (re-abertura)
Local: Theaterplatz 2, Dresden, Alemanha
Projeto: Gottfried Semper, Manfred Semper

O prédio atual substitui um outro projeto do mesmo Semper (Gottfried, o pai), que inaugurado em 1841 foi consumido pelo fogo em 1869. Nele já haviam algumas características que chamam a atenção no atual: o formato ovalado da construção e o relógio digital acima do palco, que marca a hora de 5 em 5 minutos. Tão logo o fogo consumiu a então Casa de Ópera da cidade, planos para um novo e mais moderno edifício apareceram e dessa vez Manfred Semper ficou a cargo de concluir um projeto inacabado do pai; daí dar-se ao prédio o nome de seus criadores.

Especialista em arquitetura historicista, e para não contrastar com as jóias barrocas ao seu redor, Semper adotou estilo Neo-Renascentista. A casa foi totalmente destruída pelos bombardeios de 1945, e permaneceu em ruínas até 1977. Iniciou-se um meticuloso trabalho de reconstrução e a reabertura se deu em 1985 com "O Franco Atirador" de Weber, a mesma ópera encenada ali pela última vez durante a Segunda Guerra. Em 2002 uma enchente do Rio Elba que fica logo ao lado inundou e danificou o foyer e toda a parte subterrânea do teatro; movimentando esforços de toda a Europa, o restauro estava pronto em dezembro do mesmo ano. É uma sala de acústica excepcional para óperas: ao lado do Scala de Milão e da Ópera de Budapeste oferece uma experiência sonora classificada pelos especialistas como inesquecível. 

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)