Nikolai Lugansky

Nikoláj L'vóvich Lugánskij — transliteração de Никола́й Льво́вич Луга́нский

Moscou, 26 de abril de 1972

Sozinho, e com apenas 5 anos de idade, Lugansky aprendeu de ouvido e tocava toda uma Sonata de Beethoven; seu vizinho, Sergei Ipatov, era professor de piano, e passou a lhe dar aulas. A partir dos 7 anos, no Conservatório de Moscou, onde foi aluno de Tatiana Nikolayeva, entre outros. 

Em 1988, com 16 anos, vence em Tbilisi o Concurso de piano da (então) União Soviética; no mesmo ano, tira segundo lugar no Concurso Bach em Leipzig. Em 1990, outro segundo lugar, agora em Moscou no Concurso Rachmaninov. Em 1992, com 20 anos, é apontado pelo Mozarteum de Salzburg como o melhor pianista daquele ano. O ano seguinte, 1993, é dedicado a enfrentar problemas na coluna; recuperado, vem a consagração: ele vence em 1994 o mais difícil e importante Concurso de piano, o Tchaikovsky em São Petersburgo.

Desde então, vem se destacando por profundas interpretações dos mestres do Romantismo, com uma técnica impecável, toque preciso e brilhante, cheio de força e vida. Lugansky é daqueles pianistas que fazem de cada concerto ou recital uma ocasião inesquecível.

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)