(1993) HENZE Sinfonia n. 8

Compositor: Hans Werner Henze
Data da composição: 1992 a 1993
Estréia: 1 de outubro de 1993 - em Boston com a Sinfônica local regida por Seiji Ozawa

Duração: cerca de 25 minutos
Efetivo: 2 flautas, 2 oboés, 2 clarinetas, 2 fagotes, 4 trompas, 2 trompetes, 2 trombones, 1 tuba, tímpanos, harpa, celesta, piano, e as cordas (primeiros-violinos, segundos-violinos, violas, violoncelos, contra-baixos)

Henze toma como ponto de partida a peça de Shakespeare "Sonhos de uma Noite de Verão" e seu universo fantástico. Seus três movimentos se relacionam com passagens específicas do texto, criando como que uma música subliminar:

I. Allegro (Rápido) — cerca de 7 minutos
Baseia-se na frase de Puck, quando instado por Oberon a procurar a flor mágica, este diz que "girar o mundo em quarenta minutos". 

II. Allegramente con comodo tenerezza e ballabilità (Alegremente, com ternura e dançante) — cerca de 9 minutos
Este movimento faz alusão à tentativa de Titania em seduzir Bottom, este transformado em macaco. O trombone reproduz as macaquices de Bottom, enquanto as cordas evocam a delicadeza de Titania.

III. Adagio (Com calma) — cerca de 10 minutos
O finale é desenhado sobre a última frase de Puck: — “Se por nós sombras fostes ofendido / pensai. Só nisto, e tudo ficará resolvido / imaginai que pelo sono. Passastes / e que estando a dormir, sonhastes”. 

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)