Yo-Yo Ma

馬友友

Paris, 7 de outubro de 1955

Instrumentos: Antonio Stradivari "Davydov", 1712
Instrumentos: Domenico Montagnana "Petunia", 1733

Filho de músicos, sua mãe era cantora e seu pai compositor, regente e professor de violino na Universidade de Nanjing. Demonstrou enorme talento musical desde os 4 anos. Com 5 sua família se muda para Nova York, onde ele será conhecido como criança-prodígio. Com 7 anos tocou na presença de John Kennedy e com 8 apareceu num programa de tevê com Leonard Bernstein. Nos anos 1970 seu encontro com o nonagenário Pablo Casals foi determinante. A partir dos anos 1980 firma-se como um dos melhores violoncelistas de nosso tempo. Seu senso de oportunidade faz com que sua música cruze barreiras e ganhe novos adeptos, como suas gravações de tango, bossa-nova e trilhas-sonoras; seu disco intitulado "Obrigado Brazil" converteu-se num imenso sucesso.

Em 1988 a Fundação Louis Vuitton arrematou em Londres, por mais de 1.000.000 de Libras, o violoncelo que pertencera a Jacqueline Du Pré, e disponibilizou o instrumento a Ma. Trata-se de um dos mais refinados violoncelos já construídos, de autoria de Antonio Stradivari. Pré ganhou o instrumento de sua madrinha, que havia arrematado num leilão por 90.000 Dólares em Nova York. O instrumento havia pertencido a um famoso violoncelista russo que hoje lhe dá o nome, Karl Davidoff — o czar do violoncelo, segundo Tchaikowsky — e tinha sonoridade difícil, pois segundo Ma, quanto mais forte se toca, menos som ele produz. Ele o utiliza para apresentações de música barroca.

Seu principal instrumento é um Montagnana (luthier de Veneza, considerado ainda melhor que Stradivari no caso dos violoncelos) de 1733. Foi esse instrumento, avaliado em 2.500.000 Dólares, que Ma esqueceu num táxi em Nova York em 1999, recebendo-o de volta horas mais tarde, a tempo do concerto da noite.

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)