Andreas Scholl

Andreas Scholl

Eltville am Rhein, Hesse, Alemanha, 10 de novembro de 1967

Registro vocal: contra-tenor

Andreas foi menino-cantor no coral da Igreja de são Valentino, em Kiedrich im Rheingau, vilarejo vizinho ao seu, distante apenas 30 minutos à pé. Seu irmão, suas duas irmãs, sua mãe também cantavam nesse coral, do qual seu pai foi diretor. Apesar de ter a voz falada no registro barítono, ele descobriu sua facilidade para cantar as notas de soprano e inspirado nas gravações de Alfred Deller passou a cantar no registro de contra-tenor. 

De 1987 a 1993 frequentou a renomadíssima Schola Cantorum em Basel, Suíça, aluno de René Jacobs, e dentre seus mestres de aperfeiçoamento está a soprano inglesa Emma Kirkby. Em 1993, o golpe de sorte que seria o ponto de virada em sua carreira: seu professor René Jacobs se vê impedido de se apresentar num concerto no Théâtre de Grévin em Paris e o indica para cantar em seu lugar. Seu desempenho chamou a atenção. No trem de volta para casa, durante a noite, encontra o grande regente de música barroca William Christie, que esteve no concerto, e que o convida para cantar numa gravação do Messias de Händel.

Seu primeiro papel operístico foi o de Bertarido, em Rodelinda de Händel, no Festival de Glyndebourne em 1998, e obteve imenso sucesso. Cantor de grande sensibilidade e sofisticação, impressiona pela bela figura física e seus quase 2 metros de altura, um contraste interessante com um registro vocal associado ao universo feminino. Destaca-se hoje como um dos melhores contra-tenores em atividade. 

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)