Murray Perahia

Murray Perahia

Nova York, 19 de abril de 1947

Perahia iniciou seus estudos de piano com 4 anos de idade e seu aperfeiçoamento se deu no Mannes College of Music de Nova York, sua cidade natal. Durante os verões ele seguia para Vermont, para as academias do Festival de Marlboro, e lá teve contato com artistas lendários como Rudolf Serkin e Pablo Casals. 

Em 1972 ele vence o Concurso Internacional de Piano em Leeds, Inglaterra. Em 1973 faz contato com Benjamin Britten em Aldeburgh, e sua proximidade com o compositor e seu companheiro, o cantor Peter Pears, vai torná-lo o pianista acompanhador deste último quando a saúde de Britten passou a impedí-lo de participar de recitais.

Em 1990 sofreu um corte num dos dedos, o que evoluiu para uma infecção séria, o impedindo de tocar por vários meses. O problema voltaria a afeta-lo em 2005, impedindo uma turnê com a Academia de Saint Martin-in-the-fields, orquestra da qual é o principal regente-convidado desde o ano 2000. 

Perahia evita estrelismos, seja em sua postura pessoal, seja em seu estilo de tocar. Com gestual comedido, concentração máxima, toque super preciso, límpido e muito inspirado, ele confere grande eloquência e senso de novidade ao que interpreta, como se pode notar em seu ciclo dos Concertos de Mozart gravados com a Orquestra de Câmara Inglesa (tocando e regendo) nos anos 1970-80s. Um artista de imenso brilho, luz que vem de dentro, sem enfeites.

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)