Orquestra Sinfônica de Singapura

സിംഗപൂർ — em malaio, transliteração: Orkestra Simfoni Siṅgapūr
Singapore Symphony Orchestra
SSO

Fundação: 1979
Sede: The Esplanade Theatres, Marina Bay, Singapore

Durante o período colonial, Singapura teve algumas orquestras, essencialmente amadoras, incluindo uma outra Sinfônica de Singapura formada em 1945 pelo compositor escocês Erik Chisholm, que contava com membros das bandas militares das forças armadas ocidentais. Mas a lacuna de uma orquestra profissional só veio a ser preenchida em 1979 com a fundação desta Sinfônica de Singapura em 1979 pelo regente Choo Hoey. Logo ela viria a se firmar com uma das melhores orquestras asiáticas.

Em 1996, com a aposentadoria de Hoey, assume a orquestra o maestro chinês Lan Shui, que está `qa frente do conjunto desde então. A orquestra divide seu repertório entre as grandes obras ocidentais e parte da tradição oriental, tocando compositores que habitualmente não chegam ao universo musical europeu. A orquestra tem contrato com o selo sueco BIS e já foi aclamada por algumas de suas gravações, dentre elas o ciclo completo de Sinfonias e Concertos do compositor russo Alexander Tcherepnin.

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)