Zubin Mehta

Zubin Mehta — transliteração de ज़ुबिन मेहता

Bombaim (ou Mumbai), 29 de abril de 1936

Seu pai, Mehli Mehta, era violinista e fundador da Sinfônica de Bombaim. Desde criança ele aprendeu piano e violino, e tinha o desejo de ser regente, mas foi obrigado pela família a estudar medicina. Com 18 anos ele consegue largar os estudos de medicina e se inscreve na Academia de Música de Viena no curso de regência de Hans Swarowski, onde foi colega de Daniel Barenboim e Claudio Abbado.

Em 1958 ele ganha o primeiro prêmio no Concurso da Filarmônica Real de Liverpool, e no mesmo ano faz sua primeira aparição à frente da Filarmônica de Viena; até hoje Mehta usa o Anel "Nikish" que recebeu de Karl Böhm (honraria dada pela orquestra com o nome do célebre maestro húngaro Arthur Nikish). Seu sucesso como intérprete deu-lhe o cargo de diretor musical da Sinfônica de Montréal de 1961 a 1967 e de regente principal da Filarmônica de Los Angeles de 1962 a 1978. Depois ele foi o diretor artístico da Filarmônica de Nova York de 1978 a 1991, sendo o regente que teve o mandato mais longo a frente desta orquestra.

Acumula ainda as funções de diretor da Semana Musical de Florença em maio (o famoso Maggio Musicale Fiorentino) desde 1985, e de regente honorário da Filarmônica de Munique desde 2004.

Mas sua ligação mais forte é com o Filarmônica de Israel, orquestra que regeu pela primeira vez em 1961. Em 1968 ele é nomeado "Conselheiro" da orquestra, que não tinha em sua estrutura o posto de diretor musical — este cargo foi criado em 1977, exatamente para Zubin Mehta, que desde 1981 é o diretor "vitalício".

Em 1990 ele protagonizou — junto com os tenores Carreiras, Domingo e Pavarotti — um dos episódios mais escandalosos do mercado fonográfico: os 4 artistas foram convidados a registrar o concerto em Roma na noite da finalíssima da Copa de Futebol, que teria renda revertida à fundação de José Carreras para a pesquisa da cura da leucemia, doença da qual o tenor havia se recuperado em 1988. Argumentando que o concerto não despertaria interesse comercial, eles assinaram contrato no qual abriam mão dos direitos sobre os discos. Com árias famosas, 4 nomes de peso e um caráter pra lá de apelativo, o disco "Os três Tenores" — além do vídeo comercializado em VHS — foi o maior fenômeno de vendas da história envolvendo artistas clássicos.

Mehta é conhecido por um estilo de regência floreado, tirando partido do lirismo e dos grandes efeitos que uma partitura pode causar. A sonoridade aveludada e derramada que produz consegue resultados impressionantes em grandes monumentos sinfônicos do repertório, como em algumas obras de Mahler, Bruckner e Richard Strauss.  

© RAFAEL FONSECA