Orquestra do Estado em Dresden

Hofkapelle (Capela da Corte, de 1548 a 1697)
Kurfürstlich-Sächsische und Königlich-Polnische Kapelle (Capela Real do Reino da Polônia e Eleitorado da Saxônia, de 1697 a 1756)
Königlich-sächsische musikalische Kapelle (Capela musical Real do Eleitorado da Saxônia, de 1763 a 1918)
Sächsische Staatskapelle Dresden (Capela do Estado em Dresden, de 1918 até hoje)
Staatskapelle Dresden

Fundação: 22 de setembro de 1548
Sede: Sächsische Staatsoper (Semperoper), Dresden, Alemanha

Kapelle, ou Capela, designa o primeiro lugar onde historicamente os músicos da corte se reuniam: na capela do Palácio; e por isso o termo se confunde, em muitos lugares denominado a orquestra local. Fundada no século XVI como conjunto musical da Corte do Príncipe-Eleitor Maurício da Saxônia, é das mais antigas do globo e a única orquestra que esteve ativa por 4 séculos sem interrupção das atividades. 

Sempre teve destaque na vida musical européia. Para ela, um pasmo Vivaldi escreveu em 1717 seu "Concerto para a Orquestra de Dresden", impressionado de saber da variedade de instrumentos de sopro do conjunto, coisa que ele não dispunha na Itália. É Orquestra da Ópera desde a fundação da mesma em 1717. Entre 1816/26 é dirigida pelo compositor Carl Maria von Weber, o pai da ópera alemã. Em 1843/8 o diretor é Wagner, que estreou Rienzi, Navio Fantasma e Tannhäuser com a orquestra e dela ele dizia: — "É uma harpa mágica!", confessando inspiração no som da orquestra para suas inovações estéticas.

No século XX teve grandes nomes em seu pódio: Fritz Reiner, Karl Böhm, Otmar Suitner... Em 2001, seu diretor era o maestro Giuseppe Sinopoli, que morreu regendo, um infarto fulminante durante um concerto. De lá pra cá, Bernard Haitink (2002/4), Fabio Luisi (2007/12) e Christian Thielemann (desde 2013) continuaram o trabalho de manter uma das sonoridades orquestrais mais sofisticadas do mundo.

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)