(1938) GLIÈRE Concerto para harpa

Compositor: Reinhold Moritzevich Glière
Número de catálogo: Opus 74
Data da composição: 1938
Estréia: 23 de novembro de 1938, com a harpista Ksenia Alexandrovna Erdeli, a Filarmônica do Conservatório de Moscou com regência de Leonid Steinberg

Duração: cerca de 25 minutos
Efetivo: harpa solista; 2 flautas, 2 oboeés, 2 clarinetas, 2 fagotes, 3 trompas, tímpano, e as cordas (primeiros-violinos, segundos-violinos, violas, violoncelos, contra-baixos)

Um concerto de estrutura clássica em 3 movimentos, que se utiliza de uma modesta orquestra — mozartiana, por assim dizer — e tem estética mais parecida a um Schumann ou um Tchaikovsky, como se a peça tivesse sido criada meio século antes. Os andamentos são:

I. Allegro moderato (Rápido moderado) — cerca de 10 minutos
II. Tema con variazioni (Tema com variações) — cerca de 7 minutos
III. Allegro giocoso (Rápido e jocoso) — cerca de 8 minutos

Glière, um compositor ucraniano de ascendência belga, manteve seu estilo inalterado ao longo de sua longa carreira. Não deixou-se influenciar pela Revolução de 1917 e nunca foi incomodado pelo Regime — como seria Shostakovich — pois suas sonoridades agradavam às cabeças soviéticas por justamente manter um escopo tradicionalista e dando vazão ao colorido nacionalista, sem o território perigoso das grandes inovações.

Ele escreveu este Concerto para homenagear Ksenia Erdeli, professora do Conservatório de Moscou, a pioneira do instrumento na Rússia. Ela deu tantas indicações e sugestões que ele, generosamente, ofereceu-lhe co-autoria, honraria que ela recusou.

Trata-se de uma obra de agradáveis sonoridades, belas melodias, e exigência considerável por parte do solo.

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)