(1813) ROSSINI Abertura "A Italiana em Argel"

L'italiana in Algeri, dramma giocoso

Compositor: Gioacchino Rossini
Número de catálogo: EC I/11
Data da composição: 1813
Estréia: 22 de maio de 1813 — Veneza, no Teatro San Benedetto, regência de Alessandro Rolla

Duração: cerca de 7 minutos
Efetivo: 2 flautas, 2 oboés, 2 clarinetas, 2 fagotes, 2 trompas, 2 trompetes, 1 trombone, tímpanos, triângulo, bumbo, pratos, e as cordas (primeiros-violinos, segundos-violinos, violas, violoncelos, contra-baixos)

É interessante notar que enquanto Beethoven vivia as agruras de sua inadequação ao discurso operístico tradicional no remanejamento de sua "Leonore" (que iria re-estrear, no ano seguinte, 1814, como "Fidelio"), o jovem Rossini de 21 anos fazia brilhar seu primeiro grande sucesso, mas já a sua décima-primeira ópera, "A Italiana em Argel", retirando um certo bolor do qual o gênero padecia, conferindo à ópera italiana um novo fôlego.

A comédia conta sobre a linda Isabella, que quer libertar seu amado Lindoro, escravo de Mustafá, líder dos berberes em Argel, capital da Argélia. A música da abertura é simples, alegre, inventiva e cheia de verve, explorando o colorido da instrumentação com genial maestria. Um fato surpreendente é o tempo utilizado por Rossini para compor não só a abertura como toda a obra em dois atos, somando cerca de 2 horas de música: fontes apontam 18 dias, outras 27, mas o fato é que o jovem compositor não gastou mais que 3 semanas.

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)