Lisa Batiashvili

Elisabed Batiashvili — transliteração de ლიზა ბათიაშვილი

Tbilisi, Georgia, 6 de março de 1979

Instrumento: Giuseppe Guarneri, o “Guarneri del Gesù”, 1739

Começou a estudar violino com 4 anos com seu pai, também violinista. Sua mãe era pianista. Sua família deixou a Geórgia em 1991 e se estabeleceram na Alemanha, onde ela irá estudar na Musikhochschule de Hamburgo. Em 1995 ela vence, em Helsinque, o Concurso Sibelius de violino.

Lisa dedica-se, em sua carreira, com igual interesse à música de câmara tanto quanto solista junto a grandes orquestras. Dona de um vasto repertório, que vai de Bach aos contemporâneos, foi a responsável pela estréia de importantes obras recentes, como o Concerto para 3 violinos — com seus colegas Jaakko Kuusisto e Pekka Kuusisto — de  Olli Mustonen em 2001 e o Concerto para violino de Magnus Lindberg, de 2006, dedicado a ela. Giya Kancheli escreveu em 2008 um Concerto para violino e oboé especialmente para ela e seu marido, o oboísta François Leleux, com quem tem 2 filhos.

Seu toque apaixonado e arrebatador vem eletrizando platéias e colocando seu nome como uma das mais requisitadas solistas de nossos dias.



© RAFAEL FONSECA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)